Turismo de Angola

24-03-2014 12:20

 

indústria do turismo em Angola é baseada na beleza natural do país, incluindo seus rios , cachoeiras e litoral cênica. indústria do turismo em Angola é relativamente novo, como grande parte do país foi destruído durante o período pós-colonial guerra civil que terminou em 2002

 

História

O navegador português Diogo Cão, aquando da sua chegada às costas de Angola em 1482, encontrou já um reino estruturado – O Reino do Congo, formado pelos povos Bantu, vindos essencialmente do Norte.

Foi então estabelecida uma relação cordial entre os portugueses e os soberanos do Reino com intensas trocas comerciais. Mas essa relação cordial foi quebrada quando Paulo Dias de Novais iniciou a ocupação e administração directa da orla marítima através do estabelecimento de várias capitanias.


Paralelamente inicia-se o tráfico de escravos para o Brasil até ao século XIX quando foi abolida a escravatura.

Angola é um jovem país que conquistou a sua independência em 1975 após mais de 500 anos de colonização portuguesa. A 4 de Fevereiro de 1960 dá-se o início da luta armada de libertação (com destaque para três partidos armados – MPLA, FNLA e UNITA).
A 11 de Novembro de 1975 é proclamada a independência de Angola pelo Dr. António Agostinho Neto. Não foi ainda, no entanto, nessa altura que Angola alcançou a tão ansiada paz.

 

Localização

Localizada na Costa Sudoeste do continente africano, Angola faz fronteira a Norte e Nordeste com a República Democrática do Congo e República do Congo,a Leste com a Zâmbia e a Sul com a Namíbia.


A Oeste é banhada pelo imenso Oceano Atlântico. Com uma linha de costa de 1.650km, estende-se para o interior ocupando uma área de 1.246.700Km2.


O ponto mais alto do país é o morro do Moco com 2.620m, seguido de uma zona planáltica onde se formam as bacias dos principais rios: Zaire, Cunene, Kwanza,Kubango e Keve. Administrativamente está dividido em 18 províncias: Bengo, Benguela,Bié, Cabinda, Cunene, Huambo,Huíla, Kuando Kubango, Kwanza Norte,Kwanza Sul, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, Malange, Moxico, Namibe, Uíge e Zaire, que por sua vez estão divididas em municípios, e estes em comunas.

Clima

 

O clima de Angola é caracterizado pela existência de duas estações: a época chuvosa e quente (Setembro/Abril) e a época seca e fria – cacimbo (de Maio/Agosto).
Na costa verificam-se elevados índices de pluviosidade que vão decrescendo de Norte para Sul, enquanto que as temperaturas médias anuais se encontram um pouco acima dos 23ºC. A zona interior pode ser dividida da seguinte forma: Norte com grande pluviosidade e temperaturas altas; Planalto Central com uma estação seca e temperaturas médias na ordem dos 19ºC e Sul com amplitudes térmicas bastante acentuadas devido a proximidade do deserto e a influência de massas de ar tropical. *excertos do poema "Havemos de voltar" de António Agostinho Neto. 

 

População

 

Angola tem actualmente cerca de 16 milhões de habitantes distribuídos principalmente pela costa do país e planalto central.


A densidade populacional é de cerca de 12,8 habitantes/km2. A população de Angola é maioritariamente de origem Bantu. Dentre estes destacam-se os Ovimbundus (grupo com maior expressão), os Kimbundus e os Bakongos.


Mas existem outros grupos étnicos minoritários como os Koysan (no Sudoeste do país).

A língua oficial é o Português e existem cerca de 42 línguas, sendo que o Kimbundu, o Umbundu, o Kicongo, o Tchokwe são as mais abrangentes e por isso consideradas línguas nacionais.